segunda-feira, 28 de maio de 2012

Robert Pattinson fala sobre ‘Cosmópolis’, Cannes, ‘Pé na Estrada’, ‘Crepúsculo’ e muito mais com o Le Figaro

Le Figaro: Como é a sensação de estar em Cannes?
Rob:
 É uma loucura. Eu estava na exibição de Pé na Estrada à noite antes de ontem. Foi intenso. Em cada cena, eu me sentia aterrorizado, encantada, cativado. Pé na Estrada e Cosmópolis são do tipo semelhante de certa forma, eles falam sobre uma viagem. São filmes de estrada. De certa forma, eles falam sobre a mesma coisa, a liberdade, essa tentativa desesperada de olhar de algo diferente do que a triste realidade diária.
LF: Você e Kristen Stewart, ambos os atores da saga Crepúsculo, estão em competição em Cannes. Que é um jogo, uma coincidência ou um desafio?

Rob:
 Eu não penso nisso como um desafio. Eu admito que isso é realmente estranho. O ano quando termina Crepúsculo, Kristen e eu acabar em Cannes … Para mim, Cannes é a competição mais importante do mundo. Quando eu era criança, antes mesmo de eu saber que queria ser ator, gostava de alugar DVDs com o logotipo da Palma para impressionar os meus amigos. Como ator, você sonha que um dia todos os seus filmes poderiam ter que logo na capa dos seus filmes em DVD. Meu objetivo secreto era um dia ser convidado para o Festival. Eu pensei que poderia acontecer em 10 anos e acontece agora! Eu acho que quando me telefonaram falando que Cosmópolis tinha sido selecionado para a competição oficial, foi um dos momentos mais felizes da minha vida.
LF: O que o fez fazer este filme?
Rob:
 O script. Li-o em meia hora. Foi perfeito. A única coisa que me aterrorizava era o medo de que eu poderia estragar tudo. O que me ajudou a decidir também foi a conversa que tive com David Cronenberg. Perguntei a ele porque ele me escolheu e ele respondeu: “Eu não sei!”. Então, perguntei-lhe se ele entendia sobre o roteiro e ele simplesmente me disse que não, mas que não era importante. Eu hesitei por uma semana depois eu liguei de volta uma noite, quase em lágrimas: ‘Eu quero fazer isso, o mais rapidamente possível’.
LF: Quem é Eric Paker?
Rob:
 Ele é um cara que fez de tudo para esvaziar-se. Muita gente acha que ele é niilista. Pelo contrário, acho que ele espera ter um pouco de esperança. Mas toda vez, ele está decepcionado.
LF: Como foram as filmagens?
Rob:
 David Cronenberg fez tudo que podia para me perturbar. Eric Packer deslizou pelos meus dedos como uma enguia. David sempre me disse: ‘Se você entender alguma coisa no que estamos fazendo, acabou!’ Então, eu interpretei o meu papel como uma melodia de uma canção. Eu não entendia as letras, mas eu senti como se estivesse em sintonia com ele. Após uma semana de adaptação, filmamos muitas cenas em apenas uma tomada. Mesmo a cena de 15 minutos com Paul Giamatti foi feito em um take! No final, este é o filme que me deu mais confiança.
LF: Será que Cannes seria uma rampa de lançamento para você depois de Crepúsculo?
Rob:
 As pessoas não assistem Crepúsculo pelo o que os filmes são, mas por causa do fenômeno global. Edward Cullen é como um super-herói, um super-herói que não faz nada, mas é super. Em Cosmópolis, vou finalmente ser julgado por meu desempenho. É por isso que eu estou com medo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário