domingo, 26 de maio de 2013

Grandiosa crítica sobre "Cosmópolis" feita por 'Celluloid Junkie'


                         

Cosmopolis é o drama de ficção científica 2012, dirigido por David Cronenberg, estrelado por Robert Pattinson como Eric Packer, Paul Giamatti como Benno, Juliette Binoche como Didi, Samantha Morton como Vija  e Sarah Gadon como a esposa de Eric, Elise.

Amá-lo ou odiá-lo, e eu tenho certeza que há muita coisa que poderia ser de qualquer maneira, Robert Pattinson está aqui para ficar.

O desempenho Pattinson em Cosmopolis é quase perfeito. Ou seja - a adaptação cinematográfica do romance de mesmo nome de Don DeLillo é estranhamente literal. Nem tudo o diálogo escrito soa tão bem quando se fala em voz alta, como você faz na sua cabeça. (...) As pessoas parecem ter confundido a raridade com capacidade Pattinson (e outros) para a atuaçao.


Isso é um erro.

O filme - aceitação ou rejeição - se deve  a David Cronenberg, conhecido por seus trabalhos no gênero horror Corporal (The Fly, Rabid, Dead Ringers),  que - como roteirista e diretor, foi a força visionária por trás Cosmopolis. Sua decisão de manter o diálogo desajeitado de Don DeLillo dá uma frieza e distância para o trabalho que é quase impossível para as pessoas que não estão em contato com o material para acessar e explorar.

O resultado para a maioria é um filme que se sente encenado e inenarrável.

Eu quis dizer o que eu disse. O desempenho de Pattinson como Eric Packer é frio na superfície, mas emocionalmente inflamável internamente. Oh ver o que eu fiz lá? Você pode pensar que eu estou me referindo a Pattinson em Crepúsculo, mas a verdade é que não há nada de Edward Cullen em seu desempenho. Na verdade, é fácil ver as rachaduras onde o calor se espalha. Pattinson se torna-se facilmente e ao mesmo tempo é triste, mas ainda exultante. Trás e para frente e para trás novamente. Pattinson mostra que ele não tem medo de ser feio e ser visto fazendo coisas feias.

Cosmopolis é pontilhado com protestos públicos e sujeitas às suas próprias multidões "invasores" que fecham a limusine de Eric para desfigurar e danos. Este deve ser um deleite para aqueles que sentiram a crise do colapso financeiro de 2008. Ele deve sentir-se como a obtenção de um quilo de carne. Mas eles não o fazem. Porque raramente visto fora dos muros da limusine, ainda estamos tão frio e distante experiência como Eric.


Materia completa AQUI

Nenhum comentário :

Postar um comentário