sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O que é ser fã de Twilight?

  
  

Afinal, o que é ser fã? Ter milhares de revistas sobre os nossos ídolos, todos os livros da saga, almanaques com curiosidades e a biografia de cada um dos atores? Ter um tumblr sobre a Saga, um twitter que posta as frases dos livros? Não. Ser fã vai muito além disso.


Tudo começa lá em 2008, talvez antes, talvez depois. Alguns conheciam os livros antes dos filmes serem lançados. Outros, como eu, assistiram Crepúsculo porque gostaram da capa do dvd, ou porque uma amiga indicou. E depois só queriam saber o que ía acontecer. Procuraram sobre aquele tal de “Crepúsculo” na internet, descobriram que havia uma sequência. Mais um livro, depois outro. Leram resumos dos livros na internet, olharam trailers falsos no Youtube apenas para ter uma noção do que viria pela frente.


Leram Lua Nova. Choraram, ficaram com um buraco aberto no peito. Leram Eclipse. Ficaram divididos entre Jacob e Edward. Quem Bella iria escolher? E então veio a escolha, o casamento, Renesme, os Volturi, o final feliz. E nós havíamos devorado os livros. Alguns que não gostavam de ler sentaram-se durante horas apenas para saber o que iria acontecer com a garota humana, a filha do chefe de polícia. Os que já tinham lido outros livros e gostavam de outras sagas, podem ter feito isso em menos tempo, mas com a mesma ansiedade que os demais.


Com o tempo do Orkut, alguns colocavam os sobrenomes da Saga no nome do perfil, postavam frases, entravam em comunidades de “Team Edward”, “Team Jacob”. Depois veio o twitter, o facebook. Era praticamente a mesma coisa. Surgiram perfis que postavam frases, fotos, notícias sobre um lançamento de um novo filme ou novidades sobre a vida dos atores da Saga.


E depois veio o tumblr. Ah, o Tumblr! A rede social que permanece até hoje, e que vai permanecer sempre. Quando os milhares de fãs se uniram pra fazer o que já faziam, mas com muito mais intensidade. Os que defendem a saga com unhas e dentes, postam frases e trechos dos livros, fotos, gritam juntos “Kristen gostosa!” quando ela aparece em um novo evento. Os mesmos fãs que piram com os surtos Robsten, com o Taylor junto com eles nos eventos. Os fãs que gritam escrevendo pra xingar quem quer que seja que fale mal da saga ou de algum dos atores. Os fãs que sonham e acreditam que ainda vão abraçar eles e dizer o quanto os admiram.


Mas nem tudo está no tumblr, no twitter, no facebook, ou no Orkut esquecido. Ser fã não é só fazer um post, não é só editar uma foto. Ser fã de Crepúsculo, da Tia Steph, de todo o cast da Saga vai muito além disso. Vai além de comprar revistas, comprar dvd’s. Quantas vezes nós já queríamos comprar uma revista toda semana sobre a saga e nem sempre conseguimos? Quantas vezes chegamos lá e já tinham acabado todas as edições disponíveis, ou simplesmente tínhamos que comprar outra coisa com aquele dinheiro? Quantas pessoas que às vezes não podem nem comprar uma revista com um pôster são fãs de Crepúsculo mesmo assim?


Ser twilighter não é só ter um tumblr, ter todos os livros, ter todas as revistas. Ser twilighter é ler os livros mesmo que não sejam seus, mesmo que tenhamos pegado emprestado com alguém. Ser fã é estar ali para desmentir boatos sobre os nossos ídolos, contar toda a história da Saga para alguém que não conhece e indicar os livros e os filmes. Ser twilighter é estar com a Bella em todos os momentos da vida dela, como nós sempre estivemos. Ser twilighter, é saber que no dia 13 de setembro desse ano, a Bella vai completar 25 anos. É saber disso e desejar tudo de bom à ela, mas sem chamar muita atenção, afinal, ela não gosta muito de aniversários. Ser twilighter, é estar ali para acreditar, mesmo quando ninguém mais acredita. É acreditar na Kristen, no Robert, no Taylor, em todos os atores, quando inventarem um boato deles. É acreditar que os nossos vampiros moram em Forks, e que iremos visitá-los quando pudermos. E se alguém, por acaso, não acreditar nisso, é porque não é fã. E nesse caso, eu e vocês, exigimos no mínimo, um pouco de respeito.

Fonte

Nenhum comentário :

Postar um comentário