Ler um livro pode satisfazer a necessidade vital do ser humano por pertencer, de acordo com um estudo recente.
A pesquisa envolveu 140 estudantes universitários que foram dados 30 minutos para ler uma passagem selecionada a partir do romance de vampiros Crepúsculo ou Harry Potter e a Pedra Filosofal. As passagens foram focalizados na vida dos vampiros ou feiticeiros.
Em seguida, foi avaliada a relação psicológica de alunos com vampiros ou magos, que é conhecido como "efeito de assimilação." Aqueles que leram Harry Potter "se tornaram" feiticeiros, e aqueles que leram Crepúsculo "viraram" vampiros. O maior efeito foi observado nos participantes que foram mais voltados ao grupo.
O estudo também descobriu que a "adesão" a comunidades fictício nos livros deu às pessoas o mesmo humor e satisfação com a vida que a associação com grupos da vida real, de acordo com os pesquisadores, a psicóloga Shira Gabriel, da Universidade SUNY at Buffalo e uma jovem estudante Ariana.
"O estudo explica como esse fenômeno do nosso cotidiano (leitura) não funciona apenas para entretenimento ou educação, mas também como algo que satisfaz uma necessidade psicológica profunda", disse Young em um comunicado da Associação de Ciências Psicológicas.
Os resultados aparecem no jornal da Associação, "Psychological Science".
Nenhum comentário :
Postar um comentário