domingo, 9 de janeiro de 2011

The Runaways: Garotas em alta voltagem do Rock

A obra de estreia da fotógrafa e artista plástica reconstitui a história da mítica banda feminina dos anos 70. Evoca com energia áspera anos de turnê, sexo sem rótulos, desmaios públicos, festas em hotéis, rivalidades no show business e atitude roqueira.



“Isto é o que precisamos,” grita o cara, apontando bem no meio das perna de Brigitte Bardot, que em uma foto está espalhada em uma moto. O cara se chama Kim Fowley,que interveio em Freak Out!,The Mothers of Invention, e nos anos 60 compos músicas para The Byrds, Beach Boys, Soft Machine, Cat Stevens e Them.
Agora é produtor musical e acaba de lhe ocorrer a idéia de sua vida: formar a primeira banda de rock de garotas. Mas precisamente por adolescentes, com tanta atitude que parece que “estão a ponto de dar pontapés nos ovos de um caminhoneiro.”
Com o nome artístico de Joan Jett, a líder do grupo,a morena Joan Marie Larkin consiguirá um lugar na história do rock. Desde o momento de sua formação (segunda metade dos anos 70) até o fim da década, The Runaways (as fugitivas) causaram pôlemica. The Runaways também é título do filme que estréio no inicio do ano passado nos Estados Unidos e que já está disponível em DVD.
“Está olhando no lugar errado garota – disse, esnobe, a dona da loja de roupa a Joan, que se fosse a escola estaria no 3° ano – A roupa feminina é do outro lado.” Sem mexer um dedo, a
garota chega perto e exige a mesma roupa que um magrelo está usando, botas pontudas e jaqueta de couro preta. Daí em diante, Joan Jett jamais voltará a tirar esta roupa. Será ela que vai compor a maior parte dos hits do grupo, incluindo ‘Queens of Noise’, ‘Born to be Bad’ e é claro, ‘Cherry Bomb’, composta a pedido do vivo Fowler, que não pensa em desaproveitar a cantora – loira, é claro, para contrastar com a líder morena – que se chama Cherie e usa calças tão justas como David Bowie nos tempos de ‘Heroes’ e que é capaz de se apresentar (des)vestida com camisola e salto agulha.
Obra de estreia da fotógrafa e artista plástica Floria Sigismondi –que antes disto dirigiu clipes de Bowie, Marilyn Manson, Tricky, The Cure, The White Stripes e outros – The Runaways se baseia em ‘Noen Angel’, livro de memórias escrito por Currie, que anos mais tarde chegaria a atuar em ‘This is Spinal Tap’. O elenco de The Runaways é bastante supreendente. No papel da pálica Joan Jett está a prefeita Kristen Stewart, heroína da romântica Saga Crepúsculo. Fowley (que pode ser visto atualmente vagabundeando por Rodeo Drive de bengala e cabelo verde, como diz no final do filme) é interpretado com a energia necessário peo Michael Shannon, e Cherie Currie por Dakota Fanning, dando aqui adeus definitivo a sua infância cinematográfica.
Lembrando que ‘The Runaways’ já está disponível para locação no Brasil também.



Fonte


Nenhum comentário :

Postar um comentário